O PAPEL REAL DO VEREADOR
.jpg)
Cabe ao vereador mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Executivo Municipal e do próprio Legislativo, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.
Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, entretanto um Poder Legislativo forte e realmente independente faz a diferença, caso contrário teremos uma democracia é deficiente, capenga.
Lamentavelmente as contradições começam de cima e chega a nível municipal, quando parlamentares em sua maioria, subserviente e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.
Nas Câmaras Municipais é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores, os quais ficam cada vez mais distante do verdadeiro papel de vereador, passando a ser apenas mais um que apoia as ações do prefeito, contra ou a favor do povo ou confirmam com a cabeça tipo lagartixa.
Cabe à população esclarecida exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.
E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito, exerce livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras e precisa ser mudado. O edil deve ser independente, atuante, polêmico e ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores. - O bem-estar do povo!
É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa frequentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando seus representantes.
Em Sobral não é diferente, estamos vivendo uma crise no Legislativo, com uma série de denúncias apresentada pelo Vereador Gilmar Bastos que continua apresentando as falhas na área da saúde, especialmente na Santa Casa de Misericórdia e outros problemas de ordem administrativos, como é o caso do superfaturamento de uma adutora do SAAE no valor de 15 milhões.
O Vereador está desempenhando seu papel provar por A+B em sua magnitude o ato de representar bem o seu povo que lhe o escolheu e confiou como representante.
Post a Comment