DEPUTADO MOSES RODRIGUES É DESTAQUE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Os crescentes índices de criminalidade em Sobral foram tratados pelo deputado Moses Rodrigues no plenário da Câmara Federal.
Para oito dos 22 parlamentares cearenses que tomaram posse na Câmara Federal em fevereiro, 2015 foi o primeiro ano de mandato no cargo de deputado federal. Em 125 sessões deliberativas, novatos tiveram, de modo geral, presença maciça, mas quando o cenário mostrou-se conturbado no principal palco da Casa - o plenário-, uns buscaram entrar em cena, enquanto outros foram coadjuvantes.
Neste recesso parlamentar, o Diário do Nordeste fez um levantamento dos discursos e da presença em plenário de quatro deputados. Em comum, quase todos levaram às discussões, em Brasília, preocupação com a violência e com os efeitos da crise hídrica no Ceará.
O deputado federal Moses Rodrigues (PPS) teve, no último ano, 20 discursos em plenário. No mais recente, em 12 de novembro, destacou que, na reunião com o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no Ceará, Walter Gomes de Sousa, solicitou um estudo de viabilidade para a construção de um açude, batizado de Pajé, em Aracatiaçu, distrito de Sobral.
Segundo ele, uma vez construído, o açude levará água a outros dois distritos da região: Caracará e Patos. Diante da falta de dinheiro para o estudo, Moses anunciou que encaminharia emenda individual para obtenção dos recursos ao DNOCS.
Já em agosto, o parlamentar foi ao plenário da Câmara para criticar a condução da política econômica do governo federal e o desequilíbrio na distribuição de recursos entre União, Estados e Municípios, defendendo a reforma do pacto federativo. Na ocasião, Moses afirmou que "estamos vivendo uma crise política e de representação sem precedentes" e cobrou ações "concretas e imediatas".
Criminalidade
Os crescentes índices de criminalidade em Sobral também foram tratados por ele no dia 5 de maio. No plenário, o sobralense informou que, nos 112 primeiros dias do ano de 2015, o município registrou 33 assassinatos. "Sobral apresentou em pouco mais de três meses índices de assassinatos muito acima do que cidades consideradas em nível epidêmico de criminalidade em um período de um ano", citou.
"Quero chamar a atenção das autoridades do nosso Estado para que voltem seus olhos e tomem medidas de segurança e providências para a diminuição da criminalidade em Sobral, que está a níveis abusivos. A população clama por segurança", completou Moses. Esse pronunciamento, no entanto, não foi proferido, tendo sido apenas encaminhado para a Mesa Diretora da Casa para publicação.
Quanto à frequência em plenário no primeiro ano do atual mandato, de 125 sessões deliberativas, ele esteve presente em 120. Sua ausência não foi justificada em uma das quatro faltas.
Também novato, Ronaldo Martins (PRB) apresentou 18 discursos em 2015, mas discursou no plenário apenas em 12 oportunidades. Em agosto, ele, assim como Moses Rodrigues, chamou atenção para a crise hídrica no Nordeste, que, àquela altura, já havia causado a interrupção total do abastecimento de água em pelo menos 10 municípios cearenses. "O Ceará recebeu a menor recarga em seus reservatórios dos últimos 17 anos, quando esse índice começou a ser medido no atual formato de cálculo", expôs.
O deputado pediu ações de convivência com a estiagem pelo DNOCS e solicitou à presidente Dilma Rousseff, diante de tal cenário, investimentos em infraestrutura de acesso à água para os moradores do Sertão.
Post a Comment