SOBRINHO DE EUNÍCIO OLIVEIRA É ALVO DE INVESTIGAÇÃO NA OPERAÇÃO SATÉLITES - Parque Silvana em Foco

SOBRINHO DE EUNÍCIO OLIVEIRA É ALVO DE INVESTIGAÇÃO NA OPERAÇÃO SATÉLITES


O empresário Ricardo Lopes Augusto, sobrinho do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), está entre os alvos da Operação Satélites, deflagrada nesta terça-feira, 21, pela Polícia Federal. Ele é administrador da Confederal, empresa que pertence ao senador, que passou busca e apreensão de possíveis provas.
Lopes foi citado na delação do executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho como operador de propinas a Eunício. Melo Filho disse à força-tarefa da Operação Lava jato ter pago suborno ao peemedebista, em duas parcelas de R$ 1 milhão cada, entre outubro de 2013 e janeiro de 2014. O valor seria contrapartida à aprovação da medida provisória 613, que tratava de incentivos tributários. Segundo o delator, Eunício enviou Lopes como “preposto”. Ao emissário, teria sido entregue uma senha e a indicação dos locais para o recebimento do dinheiro, em Brasília e São Paulo.
O senador também é citado em outra delação, fechada pelo ex-diretor da Hypermarcas Nelson Mello. Em depoimentos à PGR, ele contou ter pago, por meio de contratos fictícios, R$ 5 milhões em caixa 2 para a campanha do peemedebista ao Governo do Ceará, em 2014. Relatou também que a ajuda financeira foi solicitada por um sobrinho do congressista, de nome Ricardo.
Eunício sustenta que jamais recebeu dinheiro pela aprovação de projetos. A defesa dele alega que as despesas de campanha foram declaradas e foram legais.
Tecnologia do Blogger.