ÚLTIMO DIA DO SISU: VEJA COMO APROVEITAR A NOTA
Suillan Gonzalez, colaboradora do Ministério da Educação (MEC) e professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, afirma que o estudante precisa ser estrategista. Para ela, uma das formas é ver as notas de corte dos anos anteriores. “É preciso observar bem. Até mesmo o turno influencia. Normalmente, os cursos noturnos são mais concorridos que os cursos da manhã”.
Outra dica é entrar em um curso correlato ao desejado e fazer transferência interna. “Se um estudante quer Medicina, mas percebe que não vai conseguir, uma saída é entrar em um curso de áreas correlatas, como enfermagem, fisioterapia, e tentar transferência”, sugere a professora. Segundo Suillan, a concorrência interna na universidade é muito menor em relação à concorrência ampla encontrada no Sisu. “O estudante pode entrar em um curso correlato ao desejado, cursar as disciplinas, tentar adiantar as que também são ministradas na primeira opção e aproveitar quando uma vaga ociosa surgir”, aconselha.
Candidatos
O candidato Yago Oliveira, 18 anos, tenta conseguir, por meio do sistema de cotas, entrar no curso de publicidade e propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mesmo com a nota de corte aumentando, Yago se diz confiante. “Apesar do medo, vou insistir e esperar a lista de espera”, afirma caso não obtenha êxito neste primeiro momento. Até às 18 horas desta quinta, as universidades cearenses já registravam 206.690 inscrições.
O candidato Jefté Martins, que tenta o Sisu pela 4ª vez, está confiante na aprovação no curso de Sistema e Mídias Digitais da UFC. Com a boa colocação na ampla concorrência, candidato afirma que “se deu ao luxo” de providenciar a documentação necessária para a matrícula. Caso fique de fora, o candidato revela que “a estratégia é ficar inscrito em uma cota com nota de corte mediana para não chamar atenção das pessoas de outras cotas e, caso não passe, a lista de espera é uma saída porque as pessoas estão migrando para cursos com notas de corte menor”.
Mais procurados
O curso mais procurado é o de Medicina. Segundo o MEC, a opção recebeu 219.300 inscrições.
Veja a lista com os 10 cursos mais procurados até esta quinta, 25, às 18 horas:
Medicina: 219.300 inscrições
Direito: 201.539
Administração: 185.813
Pedagogia: 159.205
Enfermagem: 120.999
Educação Física: 120.524
Psicologia: 94.203
Ciências Biológicas: 87.806
Ciências Contábeis: 79.532
Veterinária: 71.679
Redação O POVO Online
Post a Comment